domingo, 8 de janeiro de 2012

As aventuras de Agamenon, o repórter (2011)

As aventuras de Agamenon, o repórter
Direção: Victor Lopes
Elenco: Hubert, Luana Piovanni, Marcelo Adnet, Pedro Bial, Rui Castro
Escrito por: Hubert, Marcelo Madureira
Brasil, 2011
Nota no IMdB: (não cadastrado)



Você já saiu do cinema com a impressão de que acabou de assistir a um dos piores filmes da vida? Este é "As aventuras de Agamenon, o repórter", nova 'comédia' da Globo Filmes que se apresenta como um documentário sobre o jornalista fictício Agamenon Pereira Mendes. Criação de Hubert e Marcelo Madureira, do Casseta e Planeta, Agamenon realmente assinou uma coluna no jornal O Globo por mais de 20 anos. 



O filme chega a parecer trabalho de artes de escola primária. Os alunos fazem colagens de personagens históricos com as próprias fotos e tentam apresentar para a sala uma história engraçada. Nenhuma piada durante os 70 minutos de exibição funciona e o filme desperdiça as participações especiais de Rui Castro, Caetano Veloso e Jô Soares, como eles mesmos ( e já sacaneados na coluna de O Globo), que dão depoimentos sobre o falso repórter na tentativa documental frustrada. Pedro Bial (vergonha alheia do ano) como condutor do documentário e Marcelo Adnet e Hubert como Agamenon. Alguns filmes são apenas ruins (neste blog, Cilada.com, por exemplo). Outros, não valem a resenha.



Alguma semelhança com o fraquíssimo "Borat" e uma tentativa muito frustrada de fazer piadas com cunho sexual vulgar o tempo todo. A ridícula pretensão de testemunhar os fatos do último século à la "Forrest Gump". Se há alguma pergunta a ser feita sobre o filme, ela tem que ser esta: como Fernanda Montenegro aceitou narrá-lo? Em entrevista à Folha de S. Paulo, o diretor Victor Lopes disse que não queria "cair no alegórico para não ser trash demais". 





"Agamenon" está em cartaz em 250 salas pelo Brasil e custou R$ 6 milhões, cerca de R$ 4,5 milhões oriundos de leis de incentivo fiscal. É a aposta da Globo Filmes para fazer o brasileiro rir neste verão. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário