O garoto da bicicleta (Le gamin au vélo)
Direção: Jean-Pierre Dardenne, Luc Dardenne
Elenco: Thomas Doret, Cécile de France, Jerémie Lenier
Escrito por: Jean Pierre Dardenne, Luc Dardenne
França, 2011
Nota no IMdB: 7.6
Um ritmo de filmagem e diálogos mais ágeis que os esperados para um drama familiar francês. Assim se desenvolve "O garoto da bicicleta" (Le gamin au vélo) dos irmãos Luc e Jean-Pierre Dardenne, em cartaz em salas mais modestas. Sem melodramas e com ritmo suave, cativa por abordar o tema do abandono com sobriedade.
Aos 12 anos, Cyril Catoul (Thomas Doret) foi deixado pelo pai em um internato e, aos poucos, se dá conta de que Guy Catoul (Jérémie Renier) não vai voltar para buscá-lo. Após tentativas de fuga para encontrar o pai, o garoto descobre que sua bicicleta fora vendida e que o endereço onde espera retomar a vida está vazio.
Numa situação fortuita, conhece Samantha (Cécile de France), cabeleireira , que encontra a bicicleta na vizinhança, consegue comprá-la e a devolve para Cyril. É o início de uma relação de (des) confiança e esperança entre os dois.
Samantha tenta atrair a atenção do garoto, que alterna momentos de carinho e rebeldia, em reações involuntárias de demonstrar carência pela falta paterna. Quando fica mais claro ainda o desprezo de Guy, ela assume a responsabilidade de lidar com a imprudência juvenil e a construção da confiança.
O traficante do bairro parece atrair mais facilmente a atenção de Cyril, com a facilidade dos jogos eletrônicos e da adrenalina. Mas, ocupar o lugar da ausência do pai do garoto é tarefa mais complicada, que os irmãos Dardenne preferem abordar sem uma falsa facilidade. A camisa vermelha, frequentemente usada por Cyril, é uma metáfora para a falta de cuidado, ou ainda para uma personalidade que busca meios de construção.
"O garoto da bicicleta" apresenta ao menos dois problemas. O carinho de Samantha por Cyril parece quase gratuito, mesmo com toda a rebeldia do garoto. E, principalmente: o pai, mesmo empregado, prefere largar o filho. Desconheço a lei francesa, mas deve haver alguma proteção para o menor em caso de abandono. Como foi apresentado, talvez tenha sido uma conexão rasteira no roteiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário