quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Clube da Lua (2004)

Luna de Avellaneda
Direção: Juan José Campanella
Elenco: Ricardo Darín, Valeria Bertucelli, Eduardo Blanco, Mercedes Morán
Escrito por: Juan José Campanella, Fernando Castets, Juan Pablo Domenech
Argentina, 2004
Nota no IMdB:7,2



Luna de Avellaneda é o clube social onde a vizinhança se reunia desde os anos 1940 para momentos de diversão e esporte. É onde a memória coletiva se reconhecia e a memória afetiva dava sentido ao bairro e a seus frequentadores. 



Román (Darin) literalmente nasceu lá dentro, durante um dos bailes, e se orgulha de comandar o espaço nos anos 1990. Ele tenta despistar os efeitos da crise econômica que varre o país em nome da dignidade do clube e dos sócios, e se nega a permitir que o mercado possa falar mais forte que a tradição. 



Quando um ex-sócio e agora investidor propõe a transformação do velho clube em cassino, os filhos dos velhos fundadores se dividem entre o dinheiro que saldaria as dívidas e a manutenção do lugar que se transformou em suas melhores recordações.



Campanella e Castets, novamente, escalam Darín e Blanco como protagonistas, e tratam da sensação de pertencimento à comunidade, ou a sensação de "bons tempos", que é desgastada por crises do país. Com causas e efeitos da economia do país como plano de fundo, lida com um sentimento preciso - o afeto. Uma outra forma de dizer o que os mesmos Campanella, Castets, Darín e Blanco já haviam dito em "O Filho da Noiva", mas sem se repetir. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário